Seminário Socrático Missouri

Em seu currículo americano, o Colégio IEPROL – International School promoveu aos educandos HIGH SCHOOL o Seminário Socrático Missouri que consiste em debater ideias literárias. O seminário teve como objetivo desenvolver as perspectivas e interpretações da poesia “Identity” (Identidade) de Julio Noboa e da publicação " Can we cultivate our own happiness? (Podemos cultivar nossa própria felicidade?) pela ABC NEWS.


Os estudantes apresentaram seus pontos de vista e convicções, sustentados pela fluência avançada em Língua Inglesa. Concluíram que a felicidade está intrinsicamente relacionada à identidade pessoal em consonância com o mundo material externo!
Colégio IEPROL – Grandes escolas mudam vidas!

Arte, vivências e encantamentos: essas três palavras resumem bem a última programação das aulas de Artes das turmas do 6º ao 1º ano do Colégio IEPROL.

 

Nos dias 01, 02 e 03 de junho, o convidado da vez foi o Ator, Dublador, Professor e Diretor de Teatro, Nill de Pádua. Os estudantes do IEPROL ficaram encantados com a história de vida do convidado e, além disso, a empolgação tomou conta de todos que puderam saber um pouco mais de suas produções artísticas, por detrás dos palcos. A mediação dessas conversas foi pela querida professora, Vânia Santos e pelo querido professor Iderval.

No dia 01/06 foi a vez das turmas do 6° ano, com o tema: “A história do teatro”. Uma rica contextualização sobre a arte teatral e como ela foi se espalhando pelo mundo.

Já no dia 02/06, foi a vez das turmas do 7° e 8° ano. O bate-papo teve o tema: “A importância da sonoplastia no teatro”. Nos dias atuais, o audiovisual está diretamente ligado nos cotidianos dos nossos alunos. Entender um pouco mais como as questões sonoras afetam diretamente esse processo foi um grande aprendizado.

E para fechar com chave de ouro, no dia 03/06 as turmas do 9° e 1° ano, a live teve o tema: “Momento histórico e a importância do design e cenário no teatro”, que foi uma verdadeira viagem pelas imaginações e uma chuva de referências que nossos alunos levarão à vida.

 

 

Projeto Ieprol International Experience

Único Colégio Internacional do Sul da Bahia, o Colégio Ieprol, avança em seu projeto pedagógico para 2020, mesmo no cenário de pandemia e isolamento social. Referência no Currículo Brasileiro - Unidade Parceira do Sistema Poliedro de Educação, seu parceiro internacional consagra-se, pelo convênio com a University of Missouri, universidade referência americana e agora, através do Projeto Ieprol *International Experience, os educandos americanos, MIDDLE e HIGH SCHOOL do Colégio Ieprol, estão tendo a oportunidade de receber em suas aulas online, vários convidados dos diversos países do mundo, tendo como primeira convidada a alemã Christina Göpfert, Doutouranda em Informática e Inteligência Artificial pela Bielefeld University. Assuntos culturais e históricos da Alemanha foram abordados, bem como a perspectiva do isolamento social do país. Os estudantes puderam praticar a Língua Inglesa de forma contextualizada e compreender melhor o mundo cosmopolita em que vivem.

Colégio Ieprol - Grandes Escolas Mudam Vidas!

 

 


 

Um novo olhar sobre o estudo da Terra

Se os estudantes não podem ir até o especialista e vivenciar a prática em campo, o especialista vai até eles. Foi assim no dia 21 de maio 2020, os alunos do 6 ano do Fundamental II, receberam a visita do Prof. Dr. Ronaldo Gomes, Coord. do Colegiado de Geografia UESC. Sob organização e mediação da Professora Ramona Silva e a participação especial da Professora Adria Oliveira (Ieprol), os estudantes puderam ampliar a visão quanto a percepção do tempo da terra, suas eras e dinâmica. Uma live educativa de plena interação, proporcionou aos alunos discutir e conhecer sobre o conteúdo com quem realmente entende do assunto, tirando dúvidas, esclarecendo curiosidades e conhecendo um pouco mais sobre o papel importante do Geólogo na sociedade.

 

 

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. A contribuição da Geografia está no desenvolvimento do pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza. Para tanto, é necessário assegurar a apropriação de conceitos para o domínio do conhecimento fatual (com destaque para os acontecimentos que podem ser observados e localizados no tempo e no espaço) e para o exercício da cidadania.

Destarte, a Imersão Transdisciplinar Orientada - Geografia, evento online realizado com as turmas do 6° ano, sob orientação da talentosa e sagaz Educadora Ramona Silva (Engenheira Geógrafa, Especialista em Planejamento de Cidades e Pós Graduada em Ensino de Geografia), uniu criatividade e o despertar para reutilização, confeccionando porta guardanapos para presentear as zelosas mulheres-mães de nosso colégio. Um dos elementos mais importantes da política dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) é o reaproveitamento dos materiais, pois, após reduzir o consumo e diminuir a produção de lixo, uma forma de agredir menos o meio natural é o reuso de materiais cujo destino seria o descarte imediato, sendo ótimo para deixar de lado o pensamento de que reaproveitar tem a ver com produtos com estética e/ou qualidade inferiores.

 

“Upcycling é um termo novo para reaproveitamento. É o ato de pegar algo que já não está em uso e dar-lhe segunda vida e nova função. O produto acabado muitas vezes torna-se mais prático, valioso e bonito do que era antes”.

Do Berço ao Berco – Refazendo o Modo Como Fazemos Coisas - William McDonough e Michael Braungart - 2002.

 

Em tempos onde somos convidados a repensar um modelo de desenvolvimento que tem gerado tanto caos, violências, privilégios, desigualdades e roubos de humanidades, que em maior ou menor grau certamente ajudamos a construir, tal atividade ofereceu a todos nós, escola, famílias e estudantes, mais uma oportunidade de fortalecer valores universais, de minimizar sensivelmente os efeitos emocionais da pandemia (conforme inúmeros relatos compartilhados com a direção/coordenação do colégio), bem como de expandir a percepção no que se refere à questão socioambiental, algo de extrema importância para a promoção da consciência ambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

Mais que o valor material do objeto em si, no caso um porta guardanapo, a valorização do agir pessoal e coletivo dos/as nossos/as educandos/as, com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo uma ação sobre as questões socioambientais - pedagogia de conscientização eficaz, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, contribuiu positivamente para o fortalecimento do processo de formação de agentes sociais concretos, que compreendem a importância da coletividade, da promoção do bem comum e do genuíno respeito a todos/as, algo tão caro para boa parte dos seres que se dizem humanos. Cabe a família, compreender e incentivar com exemplos significativos seus filhos e filhas, na desafiadora e incessante arte de educar e saber viver.

Reflitamos.

Projeto On LINE - Diálogos Insurgentes

No dia 08 de maio de 2020, o Colégio Ieprol promoveu a 1ª edição do Projeto Diálogos Insurgentes, evento sob a curadoria do educador Rubens de Souza (História), com participações especiais dos/as educadores/as do colégio, da Consultora Educacional Catarina Neris (Saladê Literário/Ldm) e dos nossos estudantes da 1ª série do Ensino Médio. O encontro trouxe para o debate a Covid-19, seus impactos e a atual condição humana, a partir da metodologia microlearning.

O objetivo do projeto é instigar a ampliação de entendimentos e noções sobre temas contemporâneos, como estratégia para envolver os estudantes da educação básica na reflexão sobre a realidade, além de ser um espaço de aprendizado, discussão, debate crítico e elaboração de formas de intervenção diante dos inúmeros desafios em tempos tão distópicos.
Aproveitemos.

Continuando o trabalho de distribuição das viseiras de proteção ao covid-19, os diretores do Colégio Ieprol, Pedro Arnaldo Martins e Iderval Borges, estiveram na UBS – Unidade Básica de Saúde do 15º Batalhão de Polícia Militar, onde foram recebidos pelo Tenente Coronel Ferreira Lopes e os integrantes da Unidade de Saúde.

O Coronel agradeceu o gesto de solidariedade do Colégio com os profissionais de saúde da UBS do BPM de Itabuna, considerando “ato louvável nesse momento de pandemia”.

A frente dessa ação social, está o Professor Iderval Borges, que inseriu o colégio numa rede de empresas e pessoas físicas que estão disponibilizando os recursos próprios e os recebidos por doação, o Colégio disponibilizou a impressora 3D do laboratório de matemática da própria escola para produção de máscaras faciais.



Endereço

Rua Glicério Lima, 80 Zildolandia
Cidade: Itabuna - BA
(73) 3215-0055
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga-nos

Acesso aos módulos de estudo on-line