AULA DE GEOGRAFIA E CONFECÇÃO DE PORTA GUARDANAPO (UPCYCLING): A QUE SERÁ QUE SE DESTINA?

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. A contribuição da Geografia está no desenvolvimento do pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza. Para tanto, é necessário assegurar a apropriação de conceitos para o domínio do conhecimento fatual (com destaque para os acontecimentos que podem ser observados e localizados no tempo e no espaço) e para o exercício da cidadania.

Destarte, a Imersão Transdisciplinar Orientada - Geografia, evento online realizado com as turmas do 6° ano, sob orientação da talentosa e sagaz Educadora Ramona Silva (Engenheira Geógrafa, Especialista em Planejamento de Cidades e Pós Graduada em Ensino de Geografia), uniu criatividade e o despertar para reutilização, confeccionando porta guardanapos para presentear as zelosas mulheres-mães de nosso colégio. Um dos elementos mais importantes da política dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) é o reaproveitamento dos materiais, pois, após reduzir o consumo e diminuir a produção de lixo, uma forma de agredir menos o meio natural é o reuso de materiais cujo destino seria o descarte imediato, sendo ótimo para deixar de lado o pensamento de que reaproveitar tem a ver com produtos com estética e/ou qualidade inferiores.

 

“Upcycling é um termo novo para reaproveitamento. É o ato de pegar algo que já não está em uso e dar-lhe segunda vida e nova função. O produto acabado muitas vezes torna-se mais prático, valioso e bonito do que era antes”.

Do Berço ao Berco – Refazendo o Modo Como Fazemos Coisas - William McDonough e Michael Braungart - 2002.

 

Em tempos onde somos convidados a repensar um modelo de desenvolvimento que tem gerado tanto caos, violências, privilégios, desigualdades e roubos de humanidades, que em maior ou menor grau certamente ajudamos a construir, tal atividade ofereceu a todos nós, escola, famílias e estudantes, mais uma oportunidade de fortalecer valores universais, de minimizar sensivelmente os efeitos emocionais da pandemia (conforme inúmeros relatos compartilhados com a direção/coordenação do colégio), bem como de expandir a percepção no que se refere à questão socioambiental, algo de extrema importância para a promoção da consciência ambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

Mais que o valor material do objeto em si, no caso um porta guardanapo, a valorização do agir pessoal e coletivo dos/as nossos/as educandos/as, com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo uma ação sobre as questões socioambientais - pedagogia de conscientização eficaz, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, contribuiu positivamente para o fortalecimento do processo de formação de agentes sociais concretos, que compreendem a importância da coletividade, da promoção do bem comum e do genuíno respeito a todos/as, algo tão caro para boa parte dos seres que se dizem humanos. Cabe a família, compreender e incentivar com exemplos significativos seus filhos e filhas, na desafiadora e incessante arte de educar e saber viver.

Reflitamos.



Endereço

Rua Glicério Lima, 80 Zildolandia
Cidade: Itabuna - BA
(73) 3215-0055
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga-nos

Acesso aos módulos de estudo on-line